quinta-feira, 30 de junho de 2011

I GOT MY VISA !!!

Nossa... Que felicidade, é a melhor sensação que tive até agora... O dia-V é o dia mais temido, que dá tudo: dor de barriga, ansiedade, medo, correria, dúvida, e também o dia que seu inglês sai de maneira surpreendente, perfeito.
Bom, vou contar como foi o meu visto:

Meu visto foi agendado para o dia 28/06 ás 7:30 no consulado americano de São Paulo. Minha mamys foi de companheira comigo. 
21:30 do dia 27, segunda-feira, embarcamos no ônibus dos lojistas que para no Brás. Chegamos antes das 2 da manhã, lá, combinei de me encontrar com a Érica no ponto de taxi, para dividirmos até o consulado. Dei umas voltas na feira da madrugada, fomos ao banheiro tomamos café e 5 horas eu e minha mãe encontramos a Érica e a irmã dela e fomos. O taxi ficou 70 reais.
Entramos na fila, fomos as primeiras, mas demorou muito pouco para a fila ficar imensa... Nisso eu ia rezando, conversando com Deus, tirando dúvidas com a Érica, pois o visto dela já havia sido negado uma vez. Troquei mensagem com a Thaísa também, mas não chegamos a nos encontrar.
Quando você entra no consulado, fica um pessoal de colete vermelho e vão pegamos os documentos obrigatórios, conferindo, grampeando, etc... Depois entra 2 em 2 pessoas para a revista (não pode entrar com nada de metal, nem celular.. então leve só a pasta com os documentos, e deixe tudo lá fora).
Depois você vai em uma fila, onde perguntam o motivo da viagem, arrumam seus papéis em ordem, dobram, e você fica em outra fila para uma pré-entrevista. 
Lá, você entrega todos os seus documentos, passaporte, e eles perguntam, se você já tirou visto, se já foi para os EUA, se tem parentes que moram lá... Os papéis ficam com eles e eles entregam apenas uma senha.
Você senta e espera aparecer sua senha no televisor, lá eles te devolvem os documentos e pegam suas digitais. Você senta na fila da entrevista, eles dão 2 papéis para você preencher com o nosso endereço para enviar os documentos por sedex, caso o visto seja aprovado. Lá se espera bastante tempo, vai aparecendo o número dos guichês que estão liberados, e vai indo pessoa por pessoa na fila em ordem e pulando os lugares.
Bem nesse momento, sentia frio, ânsia, minha gastrite atacou, me deu dor de barriga. Encontramos outras au pairs, entre elas a Tamires, que estava a mais confiante e nos dando muita força.
Bem, chegou minha vez, guichê 14:

Consul: Bom dia, Eveline.
Eu: Bom dia (entregando os docs).
C: Au pair?
E: sim
C: Para onde você vai?
E: Burke, Virginia.
C: Você fala inglês? 
E: Falo (a partir daqui tudo em inglês)
C: Você mora com seus pais?
E: Sim
C: O que eles fazem?
E: meu pai é... e minha mãe...
C: O que você faz?
E: Pos-graduaçao em comunicação nas organizações
C: Em qual escola:
E: USC...
C: O que você aprende no seu curso?
E: falei as disciplinas
C: Quantos hectares tem a fazenda do seu pai:
E: falei
C: Qual banco sua mãe trabalhava?
E: Santander
C: Qual era o cargo dela
E: falei
C: Por que você quer ser aupair?
E: Para melhorar meu inglês e porque eu amo crianças
C: Oh, gosta de crianças. O que quer fazer quando voltar para o Brasil?
E: Fazer mestrado e tentar um grande emprego na minha área
C: Comunicação?
E: sim.
C: (Digitou, digitou, digitou, escreveu, colocou um papel no meio do meu passaporte, colocou na mesa ao lado). `Ok Eveline, parabéns seu visto foi aprovado, coloque seu dedo indicador direito aí`.
E: Aqui? (e coloquei)
C: Boa viagem e Boa sorte
E: muito obrigada, bom trabalho.


Ainnn... foi isso... Mas muitas coisas não entendi, e pedi para ele repetir, falei muito em português porque eu esquecia, e ele falava, em inglês por favor, eu ria, ele também...Lindinho...
Não sabia o que estava sentindo, virei para trás e fiz joia para as meninas que estavam na fila... 
Subi a escada e fiquei esperando a Érica e a Tamires em frente ao banheiro como combinamos...
Estava emocionada, com os olhos aguados, e rezando para elas terem sido aprovadas também.
Logo apareceu a Tamires, do meio pra cá, já abriu a boca e começou a soluçar de chorar, inconformada que o dela tinha sido negado, em seguida chegou a Érica com uma cara triste, que também tinham negado o dela pela segunda vez. Consolamos a Tamires, fomos ao banheiro e saímos.
Abrimos a porta que dá para a rua e já vi minha mãe com a irmã da Érica bem de longe. Elas saíram pelo portão da rua, e eu virei para a fila do sedex, sozinha. Feliz, não estava acreditando, mas muito triste também por elas.
De lá vi a Tamires chorando, a Érica, todos se abraçando tristes, e até minha mãe chorou junto.
Saí, abracei minha mãe, ela disse parabéns só, pois não dava pra comemorar muito, como eu queria.
A Tamires já não estava mais lá, e nós quatro comemos e pegamos ônibus e metrô para o Brás. As duas desceram no Brás e eu e minha mãe fomos para a 25 de março. Nos despedimos, e só depois pudemos comemorar... Liguei  para o meu pai, mandei mensagem para minha irmã e minha amiga.
Foi isso....
O post ficou enormeeeee... rs

Até agora não caiu minha ficha... Agora eu vou mesmo realizar meu sonho... Como Deus é bom comigo...
Feliz, mega feliz, sem palavras. Espero que todos consigam de primeira assim como eu e nunca desistam dos seus sonhos!

Beijokas ;)



quarta-feira, 29 de junho de 2011

MEU PID CHEGOU

Hoje a moça da Ciretran da minha cidade ligou para eu buscar meu PID que chegou.
Diferentemente das outras meninas, a minha Permissão Internacional para Dirigir, demorou quase um mês para chegar... Muuuito tempo... Mas graças a Deus deu certo.

Para quem não sabe, a PID deve ser tirada no local onde sua CNH nacional foi emitida e deve apresentar:
- 2 cópias de sua CNH;
- Pagamento da taxa, que aqui no estado de São Paulo é R$ 191,95; (Para pagar, vá em uma agência Santander e fale que você quer pagar a taxa do PID com o código da receita, que no caso é 403-0).

Geralmente demora no máximo uma semana. Mas como minha cidade é pequena e o pessoal é meio lerdo, vai e vem de papéis, cheguei a ir até Bauru tentar lá, mas não deu. Enfim, estou com ela em mãos.



Beijokas ;)

domingo, 12 de junho de 2011

TENSÃO PRÉ-VISTO


Não sei se porque hoje é domingo (dia depre), mas eu precisava vir aqui falar sobre esse assunto que tanto está me apavorando em todos os momentos.
Hoje, no meu processo como aupair, estou preparando os documentos para levar no dia da entrevista para o visto e estudando as possíveis perguntam que podem ser feitas.
Já nem sei mais o que estou sentindo...  Só penso nesse bendito visto... 
Mas como em tudo o que leio por aí, no grupo do face e em outros sites, a entrevista é tipo uma roleta russa, um jogo se azar... Não podemos sofrer por antecedência, pois cada caso é um caso... O de ninguem é como o do outro... É uma coisa inexplicável, que muitos ficam sem entender e sem reação...
Ainda não sei o que vão me perguntar, se terei sucesso ou não... Só sei que esse programa é o meu sonho, eu sei do fundo do meu coração o que eu quero e o que eu estou fazendo. Deus está do meu lado, olhando os meus gestos, as minhas atitudes e só ele sabe o que é bom para mim, só ele sabe o que o futuro me traz... 
Portanto, me resta esperar... 
Meu coração não se acalma em nenhum instante... Penso que se for pra ser, será... 
Já está escrito!!!
Sei que vai dar certo, sei que estou no rumo certo, sei que vou ser feliz e abençoada nessa nova caminhada...
Estou empolgada, ansiosa, mas ao mesmo tempo meu coração está apertadinho, com um pouco de medo, sei lá... Só sei que é isso que eu quero e sei que vou conseguir...

Contagem regressiva para o dia da entrevista, 28 de junho... 
Eu vou chegar aqui e gritar I GOT MY VISA... Eu sei que vou... Aguardem!!! ;)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PREENCHENDO O DS-160

Para quem não sabe o DS-160 deve ser preenchido logo após o agendamento do visto, pois é preciso levá-lo junto com as documentações no dia da entrevista consular.
Assim que você agenda o seu visto (como explicado no post anterior) e imprime as páginas de confirmação, em seguida (em baixo) já aparece o quadradinho para você começar o application.

Quer começar a preencher??? Acesse o link: https://ceac.state.gov/genniv/
Clique em `start application`. 
Lembre-se que vai precisa ter um arquivo digital com uma foto sua 5X7 que mais para frente será feito o upload. E não esqueça que o local da entrevista é o mesmo do agendamento.

Assim que você dá início, preencha alguns dados, vai aparecer o número do seu ID, anote-o, pois vai precisar sempre dele. 
Cada alegoria que você termina de preencher, vai salvando no seu computador, porque de tempo em tempo a página expira e pede o número do seu ID para continuar, se você foi salvando aparece de onde você parou.
Não é tão complicado, mas exige muita paciência e tempo!
No site do SOS AUPAIR, eles explicam o procedimento passo-a-passo e ajuda muito no preenchimento. Sem ele e a ajuda de algumas almas caridosas eu não teria conseguido.
Para não copiar tudo aqui, estou postando o link para você. Vale muito a pena.

No blog da nossa amiga Nath também tudo explicadinho: 

Assim que terminar o application, imprima todas as páginas e também a confirmação.
Espero ter ajudado mais uma vez.
Boa Sorte! 

Beijokas ;)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AGENDAMENTO DO VISTO

Olá pessoal. Hoje vim falar sobre como agendar o visto! Tudo aqui foi praticamente escrito à partir do blog da Bia Morgado, que por sinal é muito útil para todas as pessoas que querem fazer esse programa um dia. Eu super recomendo: http://aupairnoseua.com.br/

Tenha em mão primeiramente seu passaporte e cartão de crédito!


Entre no site http://www.visto-eua.com.br e não se assuste com a tabela de próximas entrevistas disponíveis. Essas datas longínquas (palavra ridícula essa) são só para vistos B-1 (negócios) e B-2 (turismo). O nosso é J-1 :)
No menu ao lado esquerdo do site, clique em “Informações e Agendamento“. Clique em “Para saber como efetuar o pagamento da taxa de informações e agendamento”, pois para continuar, você precisará pagar a taxa de agendamento (38 reais). O pagamento pode ser por cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário do Citibank. Eu escolhi pagar por cartão de crédito porque é mais prático. Preencha seus dados pessoaise as informações do cartão de crédito e clique em OK.
Em “Propósito da Viagem”, seleciona “Entrar nos EUA para Intercâmbio“. O tempo de duração da viagem fica inativo, é normal. Passe a próxima etapa.
Marque como SIM os campos sobre ter o formulário DS-2019 preenchido e pagamento da taxa SEVIS. São os documentos enviados pela agência de intercâmbio e você precisará deles no dia da entrevista. Mesmo que você ainda não tenha recebido, marque SIM e dê OK!
Leia ATENTAMENTE as condições do consulado na página, que contém informações sobre a taxa do visto J-1 (140 dólares), sobre a permanência e outras coisas importantes. Depois disso, concorde com os termos e clique em OK.
Aparecerá um questionário com as opções 1, 2, 3, 4 e 99 - Marque a opção 2: O  Requerente está Solicitando um Visto Visitante de Intercâmbio
Escolha uma data disponível para a entrevista no consulado. Tente agendar em uma data que não seja nem muito longe e nem muito próxima do dia do seu embarque, uns 20 dias antes está ótimo! Se você vai marcar no final de novembro ou durante o mês de dezembro, considere um prazo maior que 20 dias antes do embarque, pois os Correios ficam muito cheios, e seu visto e passaporte podem demorar para chegar! 
Eu marquei minha entrevista para o dia 28 de junho de 2011, às 7h30. Mas terei que chegar lá às 7h!
Pronto! Agora começará a parte chata… o preenchimento do DS-160! Mas isso vou comentar e explicar em outro post.
Espero ter ajudado...
Beijokas ;)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DOCS PARA O VISTO

Nossa... Se já não bastasse a tensão antes do visto, pensamentos se você vai passar, ou não, o que você vai falar, com que roupa você vai... Ainda tem aqueles inúmeros documentos que precisamos correr atrás.
Bem, agendei meu visto ontem para o dia 28 de junho. A partir daí, eu li milhões de blogs, os documentos do grupo do face para ver quais perguntas preciso estudar e também quais os documentos que vou levar para comprovar meu vínculo com o Brasil.
Já listei tudo aqui:

Obrigatórios:
- Comprovante de agendamento do visto;
- Comprovante de preenchimento do DS-160;
- DS-2019 assinado e datado;
- Passaporte original;
- Comprovante de pagamento da taxa consular (U$ 140,00 - Citibank);
- Recibo da taxa SEVIS;
- Carta de confirmação do Placement;
- 1 Foto 5x7;
- RG e CPF seu e xérox do RG e CPF autenticados do seu Sponsor;

Vínculos:
* Empregatício:
- Carta de seu chefe declarando que você voltará para o seu emprego);
* Financeiro:
- Escritura da casa e/ou outro imóvel (xerox autenticado);
- Documentos de carro/moto (xerox autenticado);
- Declaração imposto de renda original (do sponsor ou seu se tiver);
- Carteira de trabalho (xerox + original);
- Extratos bancários dos últimos 3 meses;
- Certidão de casamento dos seus pais (xerox autenticado);
- Carta de custeio autenticada (declaração de quem vai pagar sua viagem;
* Educacional:
- Certificado de conclusão de curso (xerox autenticado + original);
- Histórico escolar (xerox simples);
- Declaração que estou fazendo curso de pós-graduação;


Bom, é isso que eu vou levar e estou correndo atrás. Espero que não seja muito complicado!!! 
Agora vou estudar muito!
No dia do visto venho contar como foi tudo!

Beijokas ;)